Humanismo Secular

A definição do Humanismo Secular, assim como ocorre com os direitos humanos da Organização das Nações Unidas, é sujeito a interpretações e redigida de maneira pouco específica.

Os trechos abaixo foram retirados do site da IHEU (União Ética Humanista Internacional), e são uma excelente orientação sobre uma definição do que é o Humanismo Secular.

A afirmação mínima humanista - IHEU


Em 1996, a Assembleia Geral da IHEU adotou a seguinte resolução. Qualquer organização que deseja se tornar membro da IHEU é agora obrigada a aceitar a seguinte afirmação: “Humanismo é uma postura de vida democratica e ética, que afirma que seres humanos têm o direito e a responsabilidade de dar sentido e moldar suas próprias vidas. Ele apoia a construção de uma sociedade mais humana através de uma ética baseada em valores humanos e outros valores naturais no espirito da razão e liberdade de questionamento através das capacidades humanas. Ele não é teísta, e não aceita visões sobrenaturais da realidade”.

Tolerância de todas as concepções (IMPORTANTE!) - IHEU


A IHEU convoca todos os indivíduos humanistas e organizações a serem tolerantes com as diferentes concepções de humanismo; em particular onde idéias de outros grupos estão dentro da declaração mínima do humanismo, para que humanistas parem de alegar que estas idéias não são verdadeiramente humanistas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário